Guilherme Izidoro de Oliveira

São 29 anos de existência, 23 dos quais dedicados aos estudos. Destes, 11 se passaram dentro da PUCPR. No início desta história, havia apenas cobranças familiares, os jargões comuns para “se tornar alguém no futuro”. Acredito que esta frase acabou fixando em minha mente, e ainda busco me tornar este “alguém no futuro”.

Com os incentivos familiares, sendo eles gerados por motivos bons ou ruins, até onde posso citar o falecimento do meu pai no início do ano 2000, iniciei as atividades profissionais aos 14 anos, trabalhando por um curto período como garçom, e estudando durante o período da manhã no final do ensino fundamental. Aliados a este estudo também tive a necessidade de preparação para ingressar através de concursos em uma boa escola no ensino médio, que resultou na aprovação do Colégio Estadual do Paraná, pelo qual atravessei os três anos do ensino médio.

No segundo ano do ensino médio, buscando capacitação profissional, com grande incentivo familiar, provido pela Sra. Lídia Kinal Izidoro de Oliveira, minha mãe, e pela Cinthia Izidoro de Oliveira, minha irmã, consegui ser aprovado no concurso do SENAI para realização do curso profissionalizante de Mecânica Diesel. O curso era realizado pela manhã e os estudos do ensino médio durante a noite. Seis meses depois, o curso no SENAI proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolvimento profissional, e então ingressei como menor aprendiz na Concessionária Autovesa, realizando auxílio aos mecânicos.

Já no terceiro ano do ensino médio os esforços foram dedicados para a realização dos vestibulares, que resultaram na aprovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no curso de Desenho Industrial com habilitação em Projeto do Produto no ano de 2004. Ao se passarem 6 meses deste ano tive a oportunidade de trabalhar em uma empresa da família, Ardan Indústria e Comércio de Metais Ltda., na qual estou até hoje, completando um total de 11 anos. Iniciei as atividades como auxiliar de escritório e tive a oportunidade de atuar em diversos setores (produção, técnico e comercial), e com muito empenho, buscando o crescimento, dedicava horas de trabalho à compreensão dos processos que a empresa englobava. O conhecimento obtido neste período foi o resultado de um bom relacionamento com os colaboradores da empresa, e com suporte teórico proporcionado pela PUCPR, hoje conquistei a posição de Gerente da empresa. Além disso, também sou empreendedor: abri, em sociedade com minha irmã, a Izidoro’s Corretora de Seguros. Os quatro primeiros anos de Desenho Industrial – Projeto do Produto foram realizados na PUCPR com muita dedicação e empenho, e através deste curso foi possível entender os aspectos tangíveis e intangíveis na concepção de um produto. Após finalizar o curso, e não resistindo ficar sem estudar, iniciei o curso de especialização em Engenharia da Produção, que proporcionou grande suporte para conhecimento das ferramentas de Gestão.

Após a especialização, decidi por aproveitar o tempo livre ingressando no curso de Graduação de Engenharia Mecânica também na PUCPR, e hoje curso o 9º Período. Agora posso aplicar e entender melhor os significados das palavras: persistência, dedicação, comprometimento e seriedade, além de união, pois este curso proveu o alicerce na formação de um grupo de estudos juntamente com os Srs. Gustavo Stella, Ivan Ferreira e Rafael Delsoto. Tais conceitos aplicados resultaram em conseguir cumprir a contento todos os semestres sem reprovações.

Para fortalecer ainda mais os laços com a PUCPR, fui escolhido dentre outros alunos para prestar monitoria de Desenho Técnico I, pois um dos objetivos da minha carreira era entrar para a Docência, e identifiquei a monitoria como uma grande oportunidade. Hoje atuo como Professor de Desenho Técnico I para uma das turmas dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da PUCPR.

E não pretendo parar por aqui: meus próximos passos são em direção aos cursos stricto sensu na PUCPR. Pretendo cursar Mestrado e Doutorado na instituição, estreitando ainda mais o relacionamento de mais de uma década com a nossa Universidade.