Todos os dias, quando acorda pela manhã, você tem uma nova chance.

Uma página em branco no livro da sua vida esperando para ser escrita com as letras e as cores que você escolher. Viver é fazer escolhas. E fazer escolhas é tomar decisões. Engana-se quem pensa que a decisão começa exatamente no ato de escolher ou renunciar. Antes da escolha em si, existe algo que a inspira e que a motiva. São nossas crenças, nossos valores, nossos princípios. Um princípio é uma espécie de bússola que orienta ações e comportamentos que temos no dia a dia. Da mesma forma que um atleta atinge a excelência através da prática de exercícios e treinos, os princípios também se consolidam e fortalecem à medida que os vivenciamos em nosso cotidiano.

O projeto Livro da Vida: 5 Princípios da Graduação busca trazer para os estudantes da PUCPR uma reflexão a respeito dos princípios orientadores do processo de ensino e aprendizagem em nossa Universidade. A Universidade precisa se atualizar para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea. A busca por excelência na graduação é uma das prioridades da PUCPR, e esse projeto representa mais um passo nesta direção. Temos a convicção de que os cinco princípios aqui descritos já integram a prática de boa parte da nossa comunidade acadêmica. Todas as histórias que contamos aqui vêm confirmar essa certeza.

Participe da construção coletiva dessa história. Ao longo do ano, serão 5 eventos – 5 oportunidades de refletir e discutir cada um dos princípios com quem os vivencia na prática. Serão também infinitas as oportunidades de inspirar e agir. Sejam bem-vindos a este espaço, onde juntos escrevemos mais páginas desse fascinante Livro da Vida.